terça-feira, 26 de abril de 2011

A escola que queremos ter

Desenho feito por Cristina Ap. Roberdo Dias, acervo pessoal

         O modelo de escola atual é muito questionado, os espaços escolares, o ambiente fechado, escuro, carteiras enfileiradas, um modelo fabril e militar, sem contato com a realidade, com o contemporâneo.
         A escola tradicional, onde o aluno é visto como um ser passivo, como um depósito para os conhecimentos.
         Os espaços educativos vistos como organizações disciplinares, com poucos espaços externos, inibindo o processo de aprendizagem, onde o poder fica centralizado e acumulado aos educadores.
         A escola que queremos, constitui um local interessante onde o conhecimento e a aprendizagem se faça acontecer através do lúdico e de experiências concretas, com o estímulo a especificidade de cada faixa etária.
         De acordo com a poesia de Carlos Drumond  de Andrade, um espaço onde se aprende sobre  todos os movimentos do corpo, da natureza, a observar, a descobrir, amar, preservar, pensar, se expressar e procurar soluções. Onde possamos aprender brincando, transmitir conhecimentos dialogando e ensinar a saber viver em comunidade.
         A organização dos espaços físicos colabora com o ambiente de aprendizagem, pois comunicam idéias com propostas significativas para uma melhor qualidade na educação. Pensando nisso toda a equipe escolar deve associar o espaço físico em relação ao processo de ensino e aprendizagem, pois a educação possui uma dimensão espacial, onde a realidade dos sujeitos devem estar  inseridas no contexto educativo.
         Associar os espaços como meio de aprender e ensinar, essa é a escola que queremos e precisamos ter.



                                                Referências




HARPER, Babette et. alii. CUIDADO, ESCOLA! Desigualdade, domesticação e algumas saídas Apresentação de Paulo Freire São Paulo: Brasiliense Ed., 1986



Vídeo “The Wall” de Pink Floyd.


Guia de Estudos “Pensando o espaço e o processo pedagógico na escola -  I e II” PÁG 31 a 37.


Poesia “Para Sara, Raquel e Lia e para todas as crianças” de Carlos Drumond de Andrade


          Atividade do Planejamento semanal de 20/04/2011, Módulo 16, "Planejamento participativo e os processos pedagógicos na escola"

domingo, 17 de abril de 2011

Poema: O Amor

Camila Ap. Roberdo Dias, acervo pessoal
de Cristina Ap. Roberdo Dias
O amor é um sentimento chamado paixão.
É a prova de que existe amor.
Mas, às vezes, o amor traz dor.
E também, temos um desejo,
Que se chama beijo!
O amor é nosso bem-estar
                       E isto nos desperta...
                               O desejo de amar!


                               Este poema foi escrito em 08/05/2010 pela minha filha Camila, na foto acima. Ela tinha 8 anos.
                        

Criar um Blog é...


Imagem retirada do endereço: http://minimizar.wordpress.com/tag/bbc/


      Olá pessoal!
     Criar um Blog é poder mostrar para todos o que aprendemos sobre a Arte e a Educação, e como o ensino de Artes está relacionado a educação desde as séries iniciais.
     A Arte é uma forma de linguagem e através dela é possível criar, interpretar, transformar.Desde o nascimento a criança é herdeira de sua cultura e ao usar a arte como expressão será capaz de tornar-se um cidadão crítico e reflexivo.Com a Arte podemos interpretar, e a interpretação é uma aprendizagem utilizada em todas as matérias do currículo escolar, no mundo do trabalho e por toda vida do ser humano.
     A Arte transforma o mundo através dos sentimentos humanos, fazendo com que o artista atribua significados através de sua obra.
     Ao utilizar a Arte na educação, estaremos possibilitando aos alunos compreender melhor, no que consiste uma obra de arte, e que através dela podemos mostrar que existimos e que cada ser humano tem um olhar particular sobre o mundo!