Desenho feito por Cristina Ap. Roberdo Dias, acervo pessoal
A escola tradicional, onde o aluno é visto como um ser passivo, como um depósito para os conhecimentos.
Os espaços educativos vistos como organizações disciplinares, com poucos espaços externos, inibindo o processo de aprendizagem, onde o poder fica centralizado e acumulado aos educadores.
A escola que queremos, constitui um local interessante onde o conhecimento e a aprendizagem se faça acontecer através do lúdico e de experiências concretas, com o estímulo a especificidade de cada faixa etária.
De acordo com a poesia de Carlos Drumond de Andrade, um espaço onde se aprende sobre todos os movimentos do corpo, da natureza, a observar, a descobrir, amar, preservar, pensar, se expressar e procurar soluções. Onde possamos aprender brincando, transmitir conhecimentos dialogando e ensinar a saber viver em comunidade.
A organização dos espaços físicos colabora com o ambiente de aprendizagem, pois comunicam idéias com propostas significativas para uma melhor qualidade na educação. Pensando nisso toda a equipe escolar deve associar o espaço físico em relação ao processo de ensino e aprendizagem, pois a educação possui uma dimensão espacial, onde a realidade dos sujeitos devem estar inseridas no contexto educativo.
Associar os espaços como meio de aprender e ensinar, essa é a escola que queremos e precisamos ter.
Referências
Referências
HARPER, Babette et. alii. CUIDADO, ESCOLA! Desigualdade, domesticação e algumas saídas Apresentação de Paulo Freire São Paulo: Brasiliense Ed., 1986
Vídeo “The Wall” de Pink Floyd.
Guia de Estudos “Pensando o espaço e o processo pedagógico na escola - I e II” PÁG 31 a 37.
Poesia “Para Sara, Raquel e Lia e para todas as crianças” de Carlos Drumond de Andrade
Atividade do Planejamento semanal de 20/04/2011, Módulo 16, "Planejamento participativo e os processos pedagógicos na escola"
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