terça-feira, 26 de abril de 2011

A escola que queremos ter

Desenho feito por Cristina Ap. Roberdo Dias, acervo pessoal

         O modelo de escola atual é muito questionado, os espaços escolares, o ambiente fechado, escuro, carteiras enfileiradas, um modelo fabril e militar, sem contato com a realidade, com o contemporâneo.
         A escola tradicional, onde o aluno é visto como um ser passivo, como um depósito para os conhecimentos.
         Os espaços educativos vistos como organizações disciplinares, com poucos espaços externos, inibindo o processo de aprendizagem, onde o poder fica centralizado e acumulado aos educadores.
         A escola que queremos, constitui um local interessante onde o conhecimento e a aprendizagem se faça acontecer através do lúdico e de experiências concretas, com o estímulo a especificidade de cada faixa etária.
         De acordo com a poesia de Carlos Drumond  de Andrade, um espaço onde se aprende sobre  todos os movimentos do corpo, da natureza, a observar, a descobrir, amar, preservar, pensar, se expressar e procurar soluções. Onde possamos aprender brincando, transmitir conhecimentos dialogando e ensinar a saber viver em comunidade.
         A organização dos espaços físicos colabora com o ambiente de aprendizagem, pois comunicam idéias com propostas significativas para uma melhor qualidade na educação. Pensando nisso toda a equipe escolar deve associar o espaço físico em relação ao processo de ensino e aprendizagem, pois a educação possui uma dimensão espacial, onde a realidade dos sujeitos devem estar  inseridas no contexto educativo.
         Associar os espaços como meio de aprender e ensinar, essa é a escola que queremos e precisamos ter.



                                                Referências




HARPER, Babette et. alii. CUIDADO, ESCOLA! Desigualdade, domesticação e algumas saídas Apresentação de Paulo Freire São Paulo: Brasiliense Ed., 1986



Vídeo “The Wall” de Pink Floyd.


Guia de Estudos “Pensando o espaço e o processo pedagógico na escola -  I e II” PÁG 31 a 37.


Poesia “Para Sara, Raquel e Lia e para todas as crianças” de Carlos Drumond de Andrade


          Atividade do Planejamento semanal de 20/04/2011, Módulo 16, "Planejamento participativo e os processos pedagógicos na escola"

Nenhum comentário:

Postar um comentário