Imagem retirada do endereço:http://maravilhasdaeducacao.com.br/textos/ticnaeducacao-2
Segundo o entrevistado o problema da educação hoje é superar o por que dos alunos não produzirem o esperado para a série; e estabelecer os caminhos percorridos e os a percorrer para atingir a qualidade no ensino.
Para ele a escola não estava organizada para as mudanças educacionais, o aluno não consegue avançar nos estudos e às vezes nem o conclui, onde alguns aspectos devem ser considerados e melhorados para efetivar o aprendizado tais como: organização das escolas, preparar os professores, oferecer bons materiais pedagógicos, formação continuada dos professores, orientação pedagógica, política salarial, o conjunto dessas medidas conseguirá nas próximas décadas bons resultados na educação.
A partir da entrevista pudemos perceber que a simples presença dos alunos não deve ser premissa básica estar na escola mais sim aprendendo e seguindo seu desenvolvimento, portanto o aluno deve ter acesso e permanência na escola com qualidade.
Os ciclos vieram como possibilidade da escola reorganizar todo o processo educacional, porém com falhas estruturais que não o permite avaliá-lo se só está servindo para a progressão automática perdendo-se a referência do trabalho ou se realmente tem um cunho pedagógico de organizar por níveis e de se eliminar o caráter excludente do sistema educacional e uma recusa as uniformidades que o poder administrativo gostaria de impor segundo a administração de cada tempo político.
Nenhum comentário:
Postar um comentário